Quando o uso do envelope liso é mais indicado
O uso do envelope ainda é bastante popular e pode-se encontrar serventia para esse componente em diversas tarefas que fazem parte tanto da rotina de trabalho como das rotinas pessoais.
As formas mais simples, como o modelo de envelope liso, são bastante úteis em circunstâncias em que a aparência e acabamento não são fatores elementares ou importantes. Sendo assim, o seu uso costuma estar atrelado a:
- Atividades internas de uma empresa, como envio de documentos e outros materiais impressos. Quando não há relação com o cliente, fornecedores ou parceiros;
- Organização de material: ajuda a criar categorias, seja por assunto, data ou outra forma que ajude a colocar as coisas em ordem, o que facilita consultas futuras;
- Entregas que não envolvem partes estratégicas para companhia, como as entregas feitas aos próprios colaboradores;
- Convites: mesmo com um visual mais simples, muitas pessoas optam pelo envelope liso justamente por essa condição. Tendências minimalistas corroboram para esse tipo de escolha.
Envelope liso e suas variações
O envelope liso pode apresentar variações atreladas a um conjunto de características referentes ao seu tamanho e material, por exemplo. Com relação ao tamanho, apresenta um grande leque de opções. Definido pela norma ISO 2016, os envelopes são categorizados de acordo com a série C, variando em 11 diferentes padrões de dimensões, indo do C0, maior tamanho, até o tamanho C10, sendo este o menor deles.
Quando se trata dos tipos de materiais, é possível encontrar as opções feitas de papel e plástico. Os papéis apresentam interessantes variações, sendo o papel Kraft e o offset as opções que são muito comuns na fabricação do modelo envelope liso. Outros tipos podem contar ainda com o couché, as opções recicladas, vergê, aspen, majorca, dentre outras. Já as versões em plástico são comumente produzidas com polietileno, particularmente o de baixa densidade, dada as suas características que são mais compatíveis com a fabricação de embalagens.
Quais vantagens que o envelope liso apresenta
O envelope liso é um tipo mais discreto, sendo uma opção muito boa para ocasiões em que o menos é mais. Sua superfície lisa pode ser apropriada para se incluir informações, dando margem para o uso de logotipos e outras formas de se explorar a identidade visual da empresa.
Por conta da sua simplicidade, costumam apresentar custos menores e podem ajudar em tarefas internas, como no armazenamento e organização de documentos. Ademais, é uma forma de facilitar a comunicação interna entre os departamentos de uma empresa, quando há um alto volume de material impresso em circulação.